29 de mar. de 2013

Novela literária


Quando se fala em novela, vem-se na cabeça aquelas exibidas pelos canais de maior alcance de público no Brasil. Mas as novelas, exigidas em concursos literários, não se relacionam com aquelas.
Para compreendermos esse gênero, nada melhor que conhecer seu conceito. A palavra é italiana (novella) e significa “notícia” ou “relato novelesco”.  O Aulete assim define o termo: “Gênero literário que consiste numa narrativa breve, de extensão entre o conto e o romance, sobre um acontecimento em torno do qual gira o enredo”.
Há quem afirme que os primórdios dela estejam relacionados com o Renascimento, especificamente com Giovanni Boccaccio (1313-1375) e seu Decamerão. Esta obra rompe com a literatura medieval, nomeadamente pelo seu cariz realista. No entanto, entre os séculos XVIII e XIX os escritores reconhecem a novela como estilo literário, regido por normas e preceitos.
A novela, para muitos, é um gênero intermediário entre o conto e o romance na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem. Sua quantidade de páginas gira em torno de 50 e 100. Isso equivale de 20 a 40 mil palavras. Nela, as ações se concentram nas concatenações individualizadas. A novela baseia-se num conflito e tudo mais tende para a conclusão. Apresenta uma maior economia de recursos narrativos; um maior desenvolvimento de enredo e personagens.  Ao contrário do conto, a novela evita longas descrições e dá prioridade à narração, ao diálogo e ao resumo.
A novela se estrutura em torno da ação, do tempo e espaço. A ação ou ações ocorre (m) no presente e sempre que necessário, recorre ao pretérito. O tempo, é claro, é o do calendário, do relógio, dos costumes, das épocas. O espaço, no entanto, está entrelaçado ao tempo e a sua pluralidade é o que importa, tornando-a distintiva. O uso da linguagem deve ser simples e clara, levando em conta a falava das personagens onde se passa a história principal e o local dos acontecimentos.
Portanto, a novela conta com vários enredos que a princípio parecem independentes, mas que, ao longo da narrativa, se ligam e se complementam.


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17 de mar. de 2013

Prefiro garotas off-line


O sorriso era solto e os lábios carnudos. Isso  realçava a beleza exótica dela. Apesar de divorciada, seus olhos não eram tristes, nem lamurientos. Transpareceu alívio, pois, seu ex era muito ciumento e não queria ser mais uma na lista da Proteção Preventiva
 
A trepidez da lancha não impedia o nosso diálogo. Ela levantou-se do assento de madeira, pediu para o condutor da lancha parar no primeiro ponto de desembarque, sentou-se e disse:

— Não posso passar por aqui sem ir à casa da minha amiga. A gente se conhece desde a escola e somos boas amigas.

— Faz bem, disse eu. Preservar os verdadeiros amigos é coisa boa porque eles são poucos e raros. Boa sorte em sua amizade.

Ela me agradeceu, pegou endereço do Face, deixou-me aquele sorriso largo e se foi. A lancha seguiu seu destino e a trepidez dela não impedia os meus pensamentos, nem a doce lembrança que ela deixou naquela manhã.

Se não a conhecesse pessoalmente jamais me deliciaria naqueles lábios, nas maçãs que me fez lembrar Clarice e do busto esbanjando sensualidade. Nada disso seria possível se a conhecesse em alguma rede social.

E concluí: nada substitui a vida off-line.
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10 de mar. de 2013

Literatura Infantil

A literatura infantil pertence ao gênero narrativo, assim como o conto, a novela e o romance. Surgiu com Perrault em meados dos séculos XVII e XVIII, seguido dos irmãos Grimm, Andersen, Collodi e outros. No Brasil, Monteiro Lobato foi o pioneiro nesse gênero. 

Esse tipo de literatura se estendeu a poesia a partir do século XIX. Nomes como os de Cecília, Mário Quintana, José Paulo Paes e tantos outros foram destaque.

Não pretendo me estender em fatos históricos, nem discutir aspectos complexos desse gênero, mas propor dicas para aqueles que pretendem escrever esse tipo de texto para submetê-los a concursos literários.

A literatura infantil se destina a crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Por se tratar de uma narração ou poesia, os conceitos e dicas apresentadas neste blog serão úteis. Cabe ao escritor está atento a linguagem que vai utilizar, afinal de contas sua história ou poesia se destinará a um público específico.

Por isso, ela se classifica em Infantil ou Infantil/Juvenil. Os infantis se destinam a pré-leitores (Crianças com idade entre um a três anos), leitores iniciantes (crianças a partir de seis e sete anos) e leitores em processo (crianças entre oito e noves anos). Os infantojuvenis para leitores fluentes (a partir de dez a onze anos) e os juvenis para os críticos (a partir de doze e treze anos). 


Só como exemplo: o regulamento do concurso Barco a vapor promovido pelas Edições SM se inicia em novembro e se encerra em janeiro de cada ano, destinado a literatura infantil e juvenil. Ele leva em conta a faixa etária ou os estágios psicológicos de uma criança, descritos anteriormente. 

A estrutura da literatura infantil, enquanto texto narrativo, compõe-se de um narrador, o foco narrativo, a história que vai ser escrita, a efabulação, as personagens, o espaço, o tempo, a linguagem (este item é o mais importante, pois, o texto vai ser produzido para crianças, pré-adolescentes e adolescentes), leitor ou ouvinte. Quanto a poesia, segue a estrutura da rima, estrofação etc. 

· Conto
· Poesia

A literatura infantil e infantil juvenil ganhou reconhecimento internacional por causa de sua importância literária para esse tipo de público. É tão relevante que foi criado o prêmio Hans Christian Andersen (espécie de Nobel) nessa categoria. O prêmio é mundial, acontece de dois em dois anos e é oferecido pela organização "Internacional Board on Books for Young People”. Escritoras como Ana Maria Machado e Lígia Bojunga já foram premiadas.

Referência
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
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1 de mar. de 2013

Sobre os presentes

Dê a seu filho um livro como se dá um bombom, um brinquedo, a camisa do time preferido, o abraço, o afago. Permita a ele (a) o mundo das palavras e do conhecimento. 
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26 de fev. de 2013

Gênero Lírico: a poesia


"(...) uma manifestação cultural, criativa, expressiva do homem. Não se trata de um 'estado emotivo', do deslumbre de um pôr-do-sol ou de uma dor-de-cotovelo; é muito mais do que isso, é uma forma de conhecimento intuitivo, nunca podendo ser confundido o termo poesia com outro correlato: o poema".

Assis Brasil

A este tipo de gênero pertencem várias poesias, indo da Ode até a Satírica, incluindo as formas livres e fixas. Não quero adentrar em definições, nem aos aspectos históricos em que cada uma delas estão inseridas, mas sugerir dicas para aqueles que pretendem participar de certames literários. Então, nada melhor que conhecer as principais características de um poema, extraído do livro [1]Português: linguagens de Cereja e Magalhães. São elas:
  •   Geralmente é construído em verso; 
  • Os versos podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;
  • Explora a musicalidade e o ritmo das palavras 
  • Frequentemente são empregadas figuras de linguagem com a intenção de criar efeitos de som e de sentido; 
  • Pode apresentar rima no final ou no interior dos versos; 
  • Pode ou não empregar recursos sonoros, como a aliteração, a assonância, a paronomásia, o paralelismo;
  • Pode apresentar imagens e recursos gráficos e visuais.

É necessário, também, conhecer os recurso musicais que os versos exigem, tais como: a métrica, o ritmo e a rima. Para saber mais, acesse estes links:


E para concluir, nada melhor que citar Elias José: “[2]A poesia está nas palavras bem usadas, na musicalidade conseguida, no que o autor nos diz e como diz”.



[1] CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens: volume único. São Paulo: Atual, 2003.
[2] JOSÉ, Elias. A poesia pede passagem: um guia para levar a poesia às escola. São Paulo: Paulus, 2003.
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